Dados recentes de base populacional indicam que a dermatite atópica está associada à dificuldade de aprendizagem em crianças, mas a associação entre a gravidade da dermatite e a dificuldade de aprendizagem é desconhecida.
O objetivo deste estudo, publicado no JAMA Dermatology, foi avaliar a associação da gravidade da dermatite atópica com problemas de aprendizagem em crianças com essa condição de pele.
Este estudo transversal analisou dados de participantes norte-americanos inscritos no Pediatric Eczema Elective Registry (PEER) entre 1º de novembro de 2004 e 30 de novembro de 2019. Os participantes eram crianças de 2 a 17 anos no registro com diagnóstico de dermatite atópica confirmado por médico e que completaram 10 anos de acompanhamento no PEER.
A exposição do estudo foi a gravidade da dermatite atópica medida pela pontuação da Medida de Eczema Orientada ao Paciente (POEM) e por autorrelato. Os escores do POEM variaram de 0 a 28, com estratos de pele livre ou quase livre (0-2), leve (3-7), moderada (8-16), grave (17-24) e muito grave (25- 28). A gravidade da dermatite atópica autorreferida foi categorizada como pele livre ou sem sintomas, leve, moderada ou grave.
O principal desfecho do estudo foi dificuldade de aprendizagem diagnosticada por profissional de saúde, conforme relatado pelos participantes ou seus cuidadores.
Entre os 2.074 participantes com dermatite atópica (1.116 meninas [53,8%]; idade mediana [intervalo interquartil (IQR)], 16,1 [13,9-19,5] anos em 10 anos de acompanhamento), 169 (8,2%) relataram um diagnóstico de um distúrbio de aprendizagem.
Crianças com distúrbio de aprendizagem versus aquelas sem distúrbio de aprendizagem eram mais propensas a ter pior gravidade da dermatite atópica, conforme medido pelo escore POEM total mediano (IQR) (5 [1-10] vs 2 [0-6]; P <0,001), pela categoria de gravidade do POEM (dermatite atópica moderada: 50 de 168 [29,8%] vs 321 de 1.891 [17,0%]; dermatite atópica grave a muito grave: 15 de 168 [8,9%] vs 85 de 1.891 [4,5%]; P <0,001) e pelo autorrelato (dermatite atópica moderada: 49 de 168 [29,2%] vs 391 de 1.891 [20,7%]; dermatite atópica grave: 11 de 168 [6,5%] vs 64 de 1.891 [3,4%]; P <0,001).
Em modelos de regressão logística multivariável ajustados para sexo, idade, raça / etnia, renda familiar anual, idade de início da dermatite atópica, história familiar de dermatite atópica e comorbidades, participantes com dermatite atópica leve (odds ratio [OR], 1,72; IC 95%, 1,11-2,67), moderada (OR, 2,09; IC 95%, 1,32-3,30) e grave a muito grave (OR, 3,10; IC 95%, 1,55-6,19) no POEM foram todos significativamente mais prováveis de terem relatado um distúrbio de aprendizagem do que aqueles com pele livre ou quase livre.
Este estudo transversal descobriu que a pior gravidade da dermatite atópica estava associada a maiores chances de dificuldades de aprendizagem relatadas, independentemente das características socioeconômicas, idade de início da dermatite atópica e outros transtornos relacionados.
Dessa forma, aquelas crianças com doença leve, moderada ou grave tinham uma probabilidade significativamente maior de relatar um diagnóstico de distúrbio de aprendizagem por um profissional de saúde em comparação com aquelas com pele livre ou quase livre. O agravamento da gravidade foi associado a taxas mais elevadas de dificuldade de aprendizagem de uma forma dose-dependente.
Embora estudos prospectivos e mecanísticos adicionais sejam necessários para esclarecer a associação da dermatite atópica com o aprendizado, os resultados sugerem que as crianças com dermatite atópica mais grave devem ser rastreadas quanto a dificuldades de aprendizagem para iniciar as intervenções apropriadas que podem mitigar as consequências de um distúrbio de aprendizagem.
Fonte: JAMA Dermatology, publicação em 14 de abril de 2021.